Quem somos

I- A PEQUENA COMUNIDADE SEGUIDORES DO SENHOR

 

             A Comunidade Seguidores do Senhor é uma Pequena Comunidade Paroquial que tem como missão anunciar a misericórdia do Senhor ressuscitado, tendo por chamado o serviço e a acolhida aos irmãos. Assim como João e André anunciaram “Encontramos o Salvador” (João 3), também queremos anunciar essa Boa Nova “ tão antiga e tão nova”, que transforma milhares de corações.

            E, assim, somos chamados “Seguidores do Senhor”, pois acreditamos que só no verdadeiro seguimento do Mestre é que o discípulo encontra o verdadeiro sentido da missão:conhecer, amar e seguir a Cristo, fazendo novos discípulos e missionários até os confins da terra.

            O Discipulado e a escuta do Senhor transbordaram em nossas vidas e nos sentimos interpelados, assim como os discípulos de Emaús, pois ardia o nosso coração, quando nos explicava as Escrituras.Então, nos colocamos à disposição desse chamado como Pequena Comunidade.Na vida fraterna em comunidade, descobrimos que, à medida que nos doamos, Deus nos cura. E no encontro com a necessidade do irmão, esquecemos de nossas dores e fraquezas para ser sal da terra e luz do mundo.

            Em nossa caminhada, Maria nossa mãe e da Igreja, tem um lugar de destaque, nos ensinando a crescer em estatura, sabedoria e graça. A Comunidade vive essa graça, mais plenamente através da sua unidade com os sacerdotes,que são seus superiores e sua participação nos Sacramentos da Igreja, de forma especial a Sagrada Eucaristia e a Reconciliação.Nossa Pequena Comunidade é parte integrante da Paróquia de Santa Rita de Cássia do Castrioto da Diocese de Petrópolis e nosso intuito é servir aos irmãos através de nossa Paróquia.

 

 

 

II- NATUREZA E FINALIDADE

  • A Comunidade reúne os fiéis leigos, casados, solteiros, jovens, adultos e anciãos que desejam se comprometer em uma vida Comunitária e Missionária no seio da Igreja Católica, servindo a Igreja particular através dos trabalhos paroquiais.

  • Todos os membros se reconhecem chamados a viver a fraternidade e com um mesmo chamado a viver o seu Batismo na radicalidade para alcançar a santidade levando a Boa Nova da salvação a todos.

  • Somos profundamente ligados à pessoa do Pároco, devendo profundo espírito de obediência ao mesmo e aos nossos fundadores. Assim sendo, a vida apostólica da Comunidade está sob a vigilância do pároco e todas as autoridades estabelecidas por ele.

III- MEMBROS E AMIGOS

  • Apesar de não sermos uma Nova Comunidade ou Movimento, mais sim uma Pequena Comunidade, por decisão geral, existem membros e amigos na Comunidade Seguidores do Senhor, essa distinção se dá para um crescimento espiritual e humano de todos.

  • Podem se tornar membros todo batizado, que viva a vida fraterna e missionária da Comunidade e ajude à Paróquia que esteja inserido e professe a mesma fé na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica.

  • Os membros comprometidos têm deveres a seguir como: vida de oração diária, devoção mariana e uma maior freqüência nos Sacramentos da Igreja, principalmente o da Eucaristia e o da Reconciliação.

IV- VIDA E OBRIGAÇÕES DOS MEMBROS

  •  Os membros comprometem-se em viver uma vida fraterna e apostólica na medida do possível, seguindo os seguintes passos:
  •  Adoração ao Santíssimo Sacramento, sempre quando possível (Quintas-feiras adoração na Matriz a partir 15:00h).
  •  Participar pelo menos duas vezes na semana da Santa Missa (Terças a Sextas às 19:00h).
  •  Devoção Mariana, pela oração pessoal e do santo terço  e devoções populares. 
  •  Celebrar ao menos uma vez por mês o Sacramento da Reconciliação (Secretaria Quartas e Sextas a partir das 15:00h).
  •  Rezar todos o dias o terço da Divina Misericórdia.
  •  Leitura diária da Bíblia, através da Lectio Divina (recomendamos o Evangelho do dia).
  •  Em nossas reuniões meditamos e partilhamos a Palavra de Deus e oramos o santo terço por toda à Paróquia.
  •  Além de termos os trabalhos de Evangelização na  Comunidade Seguidores do Senhor, também nos colocamos à disposição e a serviço da Paróquia Santa Rita de Cássia na pessoa de seu pároco, no que nos for necessário.